|Naturalmente verde|

Escolher plantas naturais na decoração da casa purifica o ar e torna o ambiente mais leve. Mas é claro que alguns cuidados são necessários para garantir plantas saudáveis e bonitas. A dica para espalhar a energia do verde pela casa é escolher espécies mais resistentes e que não apresentem problemas de adaptação, facilitando o cultivo em ambientes fechados.

Existe uma infinidade de espécies que vão de arbustos, pequenas árvores a flores. Algumas mais exigentes que outras. Há plantas que não gostam de correntes de ar, que precisam de sol ou necessitam de água pontualmente. Mas também àquelas que são sensíveis a luz direta do sol e menos exigentes de água, ideal para quem gosta de viajar nos fins de semana, pois se recuperam bem depois de serem ignoradas.

Separei algumas espécies básicas para montar seu pequeno jardim que combinam com vários ambientes e ainda ajudam a energizar a casa.

A poderosa Espada de Sâo Jorge
Conhecida por suas propriedades em neutralizar energias negativas, absorve substancias tóxicas exaladas pela madeira, tecidos sintéticos e carpetes, além de liberar oxigênio a noite. Prática e resistente, pode ser cultivada em vasos sem muito trabalho e ainda garante um visual bem bacana no ambiente.
O importante é ficar atento a um detalhe: essa planta precisa ser mantida no sol ou a meia-sombra! Por isso, procure posicionar seu vaso perto de janelas ou locais onde entre a luz solar.

Que tal apostar na babosa?!
Essa é outra planta que todo mundo poderia ter em casa. Além do seu poder cicatrizante, tão difundido, ela tem propriedades calmantes, auxilia na purificação do ar poluído – é fácil identificar observando os pontinhos marrons nas folhas! – e multiplica-se com facilidade, até em solos de baixa fertilidade.
Precisa do sol, mas tolera o inverno. Ideal para espaços grandes, varandas e quintais, junto com pedras, isolada ou em grupos.

Já pensou em ter uma palmeira na sua sala?
Fácil de cultiva e muito bonita, a palmeira rafia tem o poder de filtrar a amônia, presente em materiais de limpeza, tecidos e tintas para cabelo.
Essa arvorezinha demora um pouco para tomar forma, mas depois, suas folhas vão se tornar a atração no ambiente.

E por fim, a samambaia, com a lembrança da casa das avós.
As folhas que lembram penas dessa planta filtram as impurezas do ar e removem o arsênico e o mercúrio do solo. Multiplicam-se com facilidade e só precisam de ambiente úmido sobre proteção – nada de ventos e a meia sombra. Ficam muito bem em vasos e jardineiras nos terraços e varandas.

Escolhida a planta, procure um local onde haja boa ventilação e luminosidade – não importa se natural ou artificial. A temperatura do ambiente e a rega também são importantes. E por fim, a adubação compõem a última das cinco regras de ouro para quem pretende ter sempre plantas bonitas. Caso seu espaço disponível seja em um ambiente fechado, atenção para doses extras de nutrientes.

Prepare-se para mudar o ambiente da sua casa ou apartamento e desfrutar dos benefícios que o verde traz.

Deixe sua opinião e comentário aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.