|A lógica dos alimentos |

A alimentação natural é a farmácia que trata da sua saúde através da seleção de alimentos que podem prevenir ou até mesmo tratar diversos tipos de doenças.  Esses alimentos são chamados de neutricêuticos ou funcionais.
É a medicina natural tratando da saúde das pessoas.

2012-06-22- neutriceuticos ou funcionais
A lógica dos alimentos

Procurando no dicionário vai encontrar a seguinte definição:
“nutricêutico é o mesmo que alimento funcional, i.e., possui ação metabólica ou fisiológica que beneficia a saúde, colaborando para reduzir o risco de doenças, além de suas propriedades nutricionais 2. alimento geneticamente modificado que tem características nutricionais diferenciadas e, ou, propriedades terapêuticas”.

Hoje, o chamado homem civilizado, se alimenta cada vez pior, abrindo espaço para os alimentos industrializados e geneticamente modificados. É a grande e colorida fruta encontrada na feira que chama a atenção, mas não tem gosto e não preserva seus nutrientes essenciais. Os agrotóxicos estão cada vez mais poderosos e prejudiciais a saúde do ser humano.

O importante é saber como utilizá-los para eliminar toxinas, proteger os ossos e evitar problemas cardiovasculares.

01) Eliminando Toxinas
Algumas pessoas não conseguem eliminar toxinas como as do cigarro, poluição e agrotóxicos e, quando geneticamente predispostas, podem desenvolver câncer. Pesquisas indicam que, nesses casos, a alimentação à base de brócolis, couve, couve-flor e espinafre, ajudam na prevenção.

02) Protegendo os ossos
Os alimentos ricos em ácido fólico, tais como os presentes nos vegetais folhosos, grãos integrais e fígado auxiliam na proteção óssea do crânio e coluna vertebral.

03) Evitando problemas cardiovasculares
Alguns estudos relacionam as doenças cardiovasculares a deficiência de ARGININA –um aminoácido que atua diretamente  na divisão celular, na cicatrização das fibras musculares, renovação de amônio do corpo e essência para manutenção reparação do sistema imunológico.
Nestes casos, o ideal seria então aumentar o consumo de carne de porco magra, javali, peru, galinha, queijo ricota e germe de trigo, sobretudo.

Há também indicadores que relacionam deficiência de colina a distúrbios da memória. Uma fonte importante de colina é o OVO, que alem de todos os nutrientes, só não contém vitamina C.

Mas lembre-se sempre de consultar um profissional antes de alterar radicalmente sua dieta. Você pode acabar errando na dose e contrair outras doenças!

Deixe sua opinião e comentário aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.