Mas distribuir plantas dentro de casa ganha outro significado quando passeamos pelas lendas e mitos da história.
Para muitos, as plantas possuem a capacidade de harmonizar, trazer paz e bons fluídos além de promover proteção espiritual a casa. Isso porque se acredita que cada planta tem um poder de vibração que promove uma alteração energética no ambiente onde está instalada.
Utilizadas pelo homem desde os mais remotos tempos como fontes de cura e bem-estar, faz parte da sabedoria popular e seu uso se expandiu, passando de pai para filho, despertando interesse científico, o que ampliou ainda mais suas diversas aplicações, efeitos medicinais e poderes energéticos de limpeza e proteção espiritual. Na medicina tradicional chinesa, há milhares de anos, as plantas exercem poder curativo através de infusões de chás e tinturas. Isso sem mencionar outros efeitos curativo resultado de seu poder de atrair energias positivas.
Mito, crendice, superstição para alguns, o fato é que várias culturas agregam este simbolismo “mágico” a determinadas ervas e as utilizam largamente até os dias atuais. Sendo assim, seus bons bons fluidos expulsam energias negativas, quando saudável e muito bem cuidada.
Algumas se destacam quando o assunto é proteção!
É o caso da Pimenteira (Capsicum sp.) , da Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata) , da Arruda (Ruta graveolens) e da Comigo Ninguém Pode (Dieffenbachia sp.) as quais são atribuídos além dos efeitos de proteger contra a inveja e o mau-olhado, atrair boas energias e, consequentemente, auxiliar na limpeza e fortalecimento energético, de pessoas e ambientes.
Para quem deseja se beneficiar de suas propriedades, é aconselhável tê-las plantadas em casa.
Suas mudas são facilmente adquiridas e há algumas lojas de plantas que inclusive vendem um vaso com todas as ervas plantadas juntas, incluindo outras como alecrim, manjericão e guiné, formando um verdadeiro “kit protetor”.
![]() |
programando a mente para ser feliz |