|Sobreviventes|

É preciso entender que a Sobrevivência é a primeira preocupação na vida de qualquer um.

É através da relação com os pais que nasce a necessidade de pertencimento.

Já na infância a estrutura familiar imprimi um comportamento que será utilizado sempre como referência.  Sendo assim, aprende aspectos do pai e mãe, ou dos cuidadores, que podem ter na estrutura da personalidade do Triângulo Dramático que são o Perseguidor (a) e o Salvador (a), já que a Vítima, neste momento, é a criança.

Isso é uma matriz!

Nos primeiros anos de vida, a sobrevivência está ligada a uma inteligência quase que fisiológica, onde é necessário receber alimento, cuidados e proteção. A percepção da realidade acontece através das sensações geradas através do tato, paladar, da audição, visão e  olfato. São essas ferramentas que determinam os movimentos e escolhas possíveis.

A adaptação ocorre em um processo herdado, copiado ou aprendido dos pais ou cuidadores, espelhando muitas de suas características. Isso também faz parte da necessidade do pertencimento, da vontade de ser visto e ter seu lugar.

É nesse momento que se criam hábitos. um mecanismo que acontece com um gatinho, um comportamento, e por fim, uma recompensa. Um fato acontece levando a criança a adotar um comportamento e com isso, vivenciar uma consequência ou recompensa. Ao se repetir continuamente, torna-se confortável. Fica registrado no límbico e condicionando e aprisionando em um círculo de reação imediata.

Como resultado, esse comportamento desenvolvido na infância, aparece sempre que se entra em um jogo psicológico com os papéis do perseguidor ou  salvador, seja na relação com pais, parceiros ou companheiros de trabalho ou amorosos na vida adulta. Retorna aquele modelo infantil que está implantado como possível, confortável, que regata sensações de segurança e conforto. É uma estratégia com sucesso reconhecido.

Acontece que sempre que se recorre a esse modelo, volta-se a informação da Vítima.  É preciso acessar as informações dessa matriz para transformar, atualizando com novas experiências e aprendizados.
É possível fazer diferente!

Ressignificar a matriz é ganhar individualidade.

Publicidade

Deixe sua opinião e comentário aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.