| A difícil compreensão da RDC-14|

A notícia não é nova, mas depois que publiquei por aqui a entrevista do Dr. Murilo Pereira no último dia 21/07 após sua palestra no 7º Gluten Free muita gente me perguntou do que se tratava a tal “resolução” da Anvisa. Então, aí vai uma explicação reunindo um pouco do material que encontrei. Espero ajudar!

Para começar, quem quer rever a entrevista e não encontrou esse aqui é o link: goo.gl/Narh4n

Agora vamos ao assunto.  Dr. Murilo levantou a questão sobre as toxinas que ingerimos e estão, de certa forma, regulamentadas. Será que são inofensivas mesmo?

A história começou assim! No ano de 2014 a indústria alimentícia passou a obedecer normas listadas na Resolução RDC-14, pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Essa RDC-14 é na verdade um conjunto de leis determinando quanta “sujeira” pode cada alimento conter sem que isso cause problemas de saúde para o consumidor.
Explicando na prática, fragmentos de insetos, excrementos e pelos de animais passaram a ser catalogados como “matérias estranhas” e seus limites foram ajustados a níveis toleráveis ao organismo humano. 

Aí fica a pergunta, se tenho tanto cuidado em casa para evitar contaminação alimentar como as indústrias estão liberadas a cometer esse “pequenos deslizes”?!! Aff!! Difícil entender.

 

140883

Essa foto pertence a matéria publicada em 2014 na Folha de São Paulo Online de Jhoana Nublat eFlávia Floreque explicando e ilustrando o tema. Vale conferir: goo.gl/FbgGNS

 

 

Deixe sua opinião e comentário aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.