|Meditar é saúde |

Muito se fala sobre a importância da meditação, mas você sabe como esse processo pode ajudar você a conquistar saúde?
Há alguns anos, a agência National Institutes of Health (NIH), nos Estados Unidos, desenvolve pesquisas médicas para identificar como essa prática pode ser utilizada como terapêutica associada à medicina convencional. Por aqui, o Ministério da Saúde resolveu incentivar postos de saúde e hospitais públicos a oferecer a técnica em todo o país.

A meditação, tão associada a tradições religiosas, pode ser utilizada para inúmeros fins, desde o autoconhecimento até facilitar o equilíbrio, promover a autotransformação e influenciar o estado de saúde do corpo.

Talvez você não saiba, mas a prática da meditação já ganhou o aval da ciência, e comprovadamente promove além de relaxamento mental e emocional, também o físico e o metabólico.
Estima-se que durante uma sessão de meditação, ocorre um gasto menor de oxigênio pelas células (até 17% menos!) diminuindo o ritmo cardíaco e as ondas cerebrais, que alcançam uma frequência lenta e benéfica.  

O que isso representa?
Bem, o organismo entra em um estado de repouso, resultando na baixa da ansiedade, que por sua vez provoca uma redução do metabolismo e a desaceleração do funcionamento do corpo (relaxamento).
Isso sem mencionar que o descanso que você ganha na meditação é ainda mais profundo que o sono. E você sabe, quanto mais profundo seu descanso, maior o dinamismo em sua vida.

Segundo um estudo realizado na Universidade da Califórnia, EUA, quem medita intensifica a ação da enzima telomerase (ligada ao sistema imunológico), responsáveis por promover a longevidade nas células.
A conclusão do estudo, depois de analisar 60 pessoas durante três meses, observou uma elevação de 30% nas pessoas que meditavam, um aumento na capacidade psíquica, a melhora na percepção de controle e atenção, além da diminuição da neurose ou de emoções negativas.

A prática da meditação pode reduzir em 60% o número de consultas médicas, é o que afirma o cardiologista americano Herbert Benson, pesquisador e fundador-presidente do Instituto Mente/Corpo da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard (EUA).
Isso porque se as pessoas apenas usassem a mente para combater as tensões, estariam controlando fatores que causam complicações físicas.

Existem várias formas e estilos de meditação. Encontre aquele que mais se adapta ao seu ritmo. Mesmo que no início pareça complicado, em pouco tempo você irá perceber os benefícios que esses momentos agregam a sua rotina diária.

É através da prática da meditação que chegamos ao nosso interior. E essa é a palavra chave: PRÁTICA.
Somente através da constante observação de nossos atos e pensamentos é que podemos criar um processo de equilíbrio capaz de facilitar essa prática.

Deixe sua opinião e comentário aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.