|Alimentação com humor|

Garantir bom humor durante todas as horas do dia não parece tarefa nada fácil. Por isso, toda ajuda é bem vinda. E você sabia que pode contar com o auxilio da alimentação para essa tarefa?Claro que não existem alimentos ou nutrientes milagrosos, mas podem, quando combinados em um plano alimentar bem orientado, criar situações fisiológicas adequadas para liberação e produção de neurotransmissores responsáveis pelo estado de humor.

2015-11-alimentacao-com-humor

Para começar vamos entender quais são esses tais neurotransmissores tão importantes nessa tarefa. Ao todo são três: a Serotonina, a Dopamina e a Noradrenalina. E como o nome sugere, transmitem ao cérebro algumas mensagens bem específicas que irão auxiliar a mente a definir as sensações que você irá desfrutar ao longo do seu dia. Interessante não?!!

A serotonina, por exemplo, é responsável por enviar mensagens relacionadas a sensação de bem-estar, gerando uma ação sedativa e calmante. E o Triptofano é o aminoácido precursor da serotonina, que hoje   alguns conhecem como 5-HTP adquirido a partir de fontes dietéticas.  Combinado com vitamina B6 é transformado em serotonina e niacina no fígado e, além de melhorar o humor, ainda auxilia na circulação sanguínea, otimiza a memória e reduzir o colesterol, ajudando na sua saúde em geral.

Já a dopamina determina seu estado de alerta, aprendizagem, criatividade, satisfação, enquanto a noradrenalina proporciona energia e disposição. Tudo isso contribui para que você mantenha um sorriso no rosto. Elas são produzidas com o auxílio da Tirosina, outro aminoácido bem importante na alimentação.

Além desses, as Vitaminas do complexo B e alguns minerais estão envolvidos na modulação do humor, assim como os carboidratos. Mas aí vale uma lembrar o risco no consumo excessivo e com isso ganho de peso. Por isso, carboidrato é coadjuvante nessa história!

Já outros nutrientes merecem destaque para manter o pique como a ingestão adequada de selênio e da vitamina B6, encontrada em cereais integrais, semente de gergelim, banana e no atum.
O folato ou ácido fólico também entra nessa, acrescentando na lista de compras espinafre, feijão branco, laranja, aspargo, maçã e soja.

Nada de deixar de fora as castanhas, nozes, amêndoas e o trigo integral. Tudo isso junto com as leguminosas (grão de bico, ervilhas e feijões), carnes magras, peixes, ovos, leite, queijos magros, tofu, frutas e legumes. A ingestão adequada destes nutrientes garante níveis adequados de neurotransmissores no organismo, proporcionando o controle do humor.

E lembrando sempre que as informações aqui são resultado de muita pesquisa, mas jamais devem ser seguidas sem orientação de um profissional habilitado. De cada congresso que eu retorno sempre com essa certeza. Procure sempre um profissional para acompanhar você e discuta todas as informações que você encontrou. Nem sempre elas são válidas para você!

E se precisar de uma ajudinha para manter-se no foco, eu estou aqui! Entre em contato online e vamos juntos programar sua mente para chegar ao seu objetivo!

 

assinatura
contato@vivigibertonicom

 

 

 

 

Deixe sua opinião e comentário aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.