Um estudo, lá em 2009, afirmou que a famosa “barriguinha de cerveja” era na verdade um mito. Mas não demorou muito para que lembrassem que a pesquisa fora encomendada por fabricantes da bebida, afirmando alguns que isso tornava os resultados pouco confiáveis!
Mas, de lá para cá, várias vezes o tema volta como tema nos estudos!
De acordo com aquele primeiro estudo, além de não engordar, já que a cerveja contém menos calorias que o vinho, por exemplo, poderia trazer benefícios à saúde como prover vitaminas e prevenir doenças do coração, osteoporose e diabetes. Estes dados foram publicados no site do Daily Mail e estão relacionados ao estudo chamado Beer & Calories; A Scientific Review, patrocinado realmente por uma empresa de bebidas.
Acontece, que na sequencia, a professora de nutrição da Universidade de Nova York, Marion Nestle, apressou-se em explicar que a análise das calorias não estava correta. Segundo ela, “excesso de álcool aumenta o risco de doenças no fígado e a cerveja pode ocasionar isso tanto quanto qualquer outra bebida. Mas a maior parte das ‘barrigas de cerveja’ resultam do excesso de caloria de modo geral, inclusive pelo consumo de cerveja”
E se você deseja mudar seus hábitos alimentares mas ainda encontra dificuldade para manter suas metas, entre em contato e venha programar sua mente para atingir seus objetivos!
![]() |
programando a mente para ser feliz |