| Ajustando os ponteiros|

Dá pra acreditar que a população obesa no Brasil avançou de 43% para 49%, de 2006 para 2011! Esse  é o índice divulgado pelo Ministério da Saúde. 
Há sete anos, 47% dos homens estavam acima do peso ideal. Agora são 52%. Já entre as mulheres a proporção subiu de 39% para 45%.
Apesar da preocupação com a alimentação estar no topo da lista de quem pretende levar uma vida mais saudável, ela não é a única que influencia no ganho de peso.
É preciso atenção a taxa metabólica ou metabolismo, que é a quantidade de energia gasta pelo organismo e envolve a energia gasta em repouso, durante uma atividade física e com a digestão dos alimentos. 

 

metabolismo
Embora organizar a alimentação seja o caminho mais lógico, é também o mais difícil… talvez porque falte compreender como os alimentos trabalham em nosso organismo e são responsáveis pelas funções vitais e a saúde do corpo.
Mesmo em repouso, o organismo continua trabalhando, e podemos usar isso para baixar os ponteiros da balança!
Durante o sono, ou mesmo quando estamos em estado de relaxamento, o nosso corpo continua exercendo suas funções básicas: realizando a respiração, produzindo enzimas, fabricando hormônios, mantendo o sangue circulando – ou seja, continua o metabolismo, gastando energia.
Mas para que tudo isso aconteça, ele utiliza as reservas de glicose armazenadas nos músculos ou no fígado.
A isso chamamos de metabolismo basal.
Cada um tem sua própria taxa metabólica e ela é determinada pelo estilo de vida, pelo que comemos e pelas atividades que praticamos.
Para calcular essa taxa, Dr. James Arthur Harris e o Dr Francis Gano Benedict apresentaram um método em 1919, levando em conta o peso, sexo, idade e altura.
E ficou assim: aproximadamente 70% das calorias são gastas em repouso, o restante se divide entre a prática de atividades físicas e os fatores nutricionais.
2012-01-05-0metabolismo2bbasal
 fonte: Blog Como decíamos ayer…
 
O importante é entender que esse cálculo é feito em um estado de homeostase (funcionamento regular e linear do organismo). Isso quer dizer que, quando esta homeostase é alterada, o metabolismo basal também se modifica e pode se tornar um grande aliado para quem deseja emagrecer.
E como você pode aumentar seu metabolismo basal?
Bem, aí já é outro assunto a ser discutido com o profissional que cuida de você. Mas de maneira geral, as dicas são prestar atenção na alimentação e nos treinos:
Aposte em alimentos termogênicos
Aqueles que tem o poder de alterar a temperatura interna das células e com isso, a a homeostase do corpo é quebrada e ele precisa de energia para reverter este processo. É uma forma auxiliar e não ira produzir efeitos duradouros, mas é um início!
Não descuide do treinamento físico!
Ninguém pode negar que o treinamento mais intenso, provoca uma grande quebra da homeostase. Estudos comprovam que com um treinamento intenso de 15 minutos e de um de baixa intensidade, de uma hora, ocorre o aumento do metabolismo basal.
Estímulos variados também valem, quando de forma constante.
Misture musculação, corrida ou qualquer outra coisa onde você utilize diferentes partes do seu corpo. Isso irá promover uma quebra da homeostase, o que vai influenciar diretamente no metabolismo.
Usar seu metabolismo basal é fundamental quando o assunto é emagrecer pois ajuda no processo e, principalmente, a manter o peso conquistado.
Quem tem uma alimentação saudável e é ativo, pratica atividade físicas e está sempre em movimento, mantêm sua taxa metabólica alta. Então, é claro que para exercer todas essas funções que envolvem os músculos, cérebro, pulmão, pele e sangue é preciso mais calorias e com isso a queima é mais rápida e com maior eficiência.
Já aqueles que comem inadequadamente, se permitem frequentemente abusos na alimentação e são pouco ou nada ativos, apresentam um metabolismo mais lento. Nesse caso, o organismo acumula mais calorias e os excessos ficam nas células de gordura branca.
Por isso é importante conhecer seu estilo de vida e saber que mesmo com um metabolismo basal acelerado, você precisa de uma alimentação equilibrada e uma vida organizada.  Essa é sua grande decisão: descobrir a qual dos grupos você vai pertencer!  

Deixe sua opinião e comentário aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.