Além de tornar o ambiente mais leve, decorar e purificar o ar, as plantas trazem benefícios terapêuticos. Para herboristas, terapeutas naturais e cozinheiros cada parte da planta esconde um poder especial. Mas é claro que alguns cuidados são necessários para garantir plantas saudáveis e bonitas.
A dica ao espalhar a energia do verde pela casa é escolher espécies mais resistentes e que não apresentem problemas de adaptação, facilitando o cultivo em ambientes fechados.
Existe uma infinidade de espécies que vão de arbustos, pequenas árvores a flores. Algumas mais exigentes que outras. Há plantas que não gostam de correntes de ar, que precisam de sol ou necessitam de água pontualmente. Mas também àquelas que são sensíveis a luz direta do sol e menos exigentes de água, ideal para quem gosta de viajar nos fins de semana, pois se recuperam bem depois de serem ignoradas.
Separei algumas espécies básicas para montar seu pequeno jardim que combinam com vários ambientes e ainda ajudam a energizar a casa.
ara ambientes fechados, algumas plantas são conhecidas por sua resistência e por trazerem boas energias para o espaço. Aqui estão algumas opções:

Maranta, é ideal para ambientes onde a luz é indireta. A curiosidade está no movimento de suas folhas sensíveis, estampadas e coloridas em diferentes desenhos. que se estendem para capturar mais luz durante o dia e, a noite, se fecham. É importante limpa-las regularmente para que a planta respire melhor. Não gosta de ser movida com frequência mas são uma adição vibrante a qualquer espaço interno.
Ficus-lira, embora precise de muita luz indireta, sempre longe da luz do sol, tem folhagens grandes, escuras e brilhantes que ocupam os espaços maiores.
Não precisam de muita água mas gostam de umidade. A dica é borrifar as folhas principalmente em ambientes mais secos para mantê-las vistosas e saudáveis.

Conhecida como planta Chinesa-do-Dinheiro (Pilea peperomioides) é nativa das florestas úmidas e tropicais da China e traz um toque de frescor ao ambiente.
Com folhas arredondadas e caule ereto preferem luz indireta e gostam de ficar pertinho das janelas, longe de fontes de calor ou frio extremo.
Considerada um ícone da vanguarda “Urban Jungle”, com sua folhagem exótica tornou-se símbolo da amizade.
Já pensou em ter uma palmeira na sua sala?
Fácil de cultivar e muito bonita, a palmeira rafia pede pouca luz e tem o poder de filtrar a amônia, presente em materiais de limpeza, tecidos e tintas para cabelo.
De fácil manutenção, essa arvorezinha demora um pouco para tomar forma, mas depois, suas folhas vão se tornar a atração no ambiente.
Além desta espécie, você pode apostar na palmeira Areca, Bambu, Phoenix ou Metálica, que podem ser cultivadas em vasos. O importante é observar o tamanho que ela pode atingir quando adulta e escolher uma espécie proporcional ao espaço disponível em seu apartamento.
Escolhida a planta, procure um local onde haja boa ventilação e luminosidade – não importa se natural ou artificial. A temperatura do ambiente e a rega também são importantes. E por fim, a adubação compõem a última das cinco regras de ouro para quem pretende ter sempre plantas bonitas. Atenção para os nutrientes.
Prepare-se para mudar o ambiente da sua casa ou apartamento e desfrutar dos benefícios que o verde traz.
|Hora de renovar as energias|
Na virada do ano, renovar as energias em casa é…
| A proteção que vem do verde |
Colocar plantas em casa além de tornar o ambiente alegre…
Lembre-se que nenhuma informação encontrada nesse espaço substitui qualquer tipo de orientação terapêutica e acompanhamento médico.
O objetivo é auxiliar no processo de autoconhecimento em busca de uma vida feliz!
Digite seu e-mail abaixo para receber atualizações.
