| O diferente arroz preto |

Ingrediente indispensável na gastronomia, o arroz preto despontou pra garantir charme aos pratos  mais sofisticados, tanto salgados como doces.
Aliado a ingredientes variados, pode se tornar nutricionalmente interessante para quem deseja mais saúde no prato. É alvo de pesquisas e caminha para ser considerado um alimento funcional. 
E você sabe me dizer o que ele pode fazer para garantir saúde ao seu organismo?

 

2016-07-08- o diferente arroz negro

Originário da China este é um grão curto, levemente arredondado, de textura macia e sabor acastanhado. Sua coloração negra chama a atenção há mais de 4 mil anos!
E para garantir essa cor, o grão é rico em antocianina e antioxidantes, que além de escurecer o grão auxiliam na proteção das artérias e até na prevenção de lesões das células que desencadeiam o câncer.

Seu alto teor de fibras garante a você a sensação de saciedade muito maior do que qualquer outro tipo de arroz, o que o torna um grande aliado para quem deseja emagrecer. Outra vantagem é ser menos calórico que o arroz integral!

Estudos apontam esse arroz  como alimento auxiliar na circulação e na integridade dos vasos sanguíneos. Inibindo o acúmulo de placas arteriais, previne a hipertensão e ajuda no funcionamento do coração e dos rins.

Tudo isso porque é rico em ômega-3, aquela velha e conhecida gordura boa, que auxilia a aumentar o nível do HDL (colesterol bom).

Fonte de  vitamina A, C e E, também é rico em complexo B, importantíssimo para funções que processam o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.

E não para por aí.
Este grão dá uma força para evitar que as células sejam destruídas, devido ao estresse do dia a dia, além de garantir o bom funcionamento do sistema nervoso.
É um poderoso antiradicais livres, segundo estudos realizados nos laboratórios do Food and Drug Administration, o órgão americano que fiscaliza drogas e alimentos.
Testes realizados comprovaram que ele contém 10 vezes mais compostos fenólicos que o arroz branco, ou seja, como poderoso antioxidante combate o envelhecimento e previne diversas doenças de pele, aumentando a imunidade.
Se consumido continuamente por longo período pode evitar doenças degenerativas.

É fonte elevada de ferro e Vitamina B1, essencial para a transformação de açúcar em energia, auxiliando no controle do diabetes.

Eu sei que esse grão tem valor mais alto, mas pense que em comparação com o arroz branco, apresenta 30% mais de fibras e 20%  mais de proteínas.
Então, que tal experimentar e descobrir como esse sabor acastanhado pode surpreender você!

Aproveite e confira a receita testada no Sintonia Gourmet que está no Caderno de Receitas: arroz preto com alho poró.
Não esqueça de contar o que achou, combinado?!!

Agora, se você ainda sente alguma dificuldade em inserir essa novidade em sua rotina alimentar, lembre-se que pode sempre programar sua mente e atingir seu objetivo com um trabalho de Consciência Alimentar.
Entre em contado e juntos vamos alcançar o estilo de vida que você deseja!

 assinatura

Consciência Alimentar
contato@vivigibertoni.com