O reino mineral é muito rico e o mais antigo da natureza, guardando informações energéticas que podem equilibrar o que esquecemos atrás das teclas do computador ou da correria do dia a dia. A energia pura desses “ossos” da terra é capaz de interferir no processo de cura do ambiente. Isso tudo porque uma pedra bruta emana vibrações que nosso corpo é capaz de entender!
E se você acha que isso tudo é só história, saiba que Carl Gustav Jung estabeleceu uma conexão entre as pedras e o campo espiritual humano. Para ele, elas tinham o poder de equilibrar os campos energéticos do corpo e funcionavam como captadoras e armazenadoras naturais, transmitindo e transmutando essas energias.
Através da nossa pele, o maior órgão sensorial do organismo seria possível sentir essa energia e assim, surgiram várias técnicas inclusive aquela em que as pedras são utilizadas sobre os chakras.
E o que são eles? Em sânscrito a palavra significa roda de luz – o centro da força. Na prática, são pontos de conexão por onde a energia interna se comunica com o exterior, seja com o ambiente ou com pessoas. Os clarividentes afirmam que se assemelham a uma flor com pétalas em movimento constante e harmônico.
Colocando as pedras sobre os chakras, existe uma troca: ao mesmo tempo recebem, transmutam e absorvem a energia buscando equilíbrio físico, emocional e mental.
O CHAKRA CORONÁRIO tem como função principal auxiliar na evolução.
Sua cor é o lilás e entre as pedras mais utilizadas está a Ametista, considerada uma das melhores pedras para a meditação. Seu raio violeta auxilia na transmutação das emoções e pensamentos negativos.
É indicada quando há desequilíbrio, falta de inspiração e de esperança, confusão, tristeza, alienação ou hesitação em servir ao bem comum.
O CHAKRA FRONTAL representa a mente e a intuição, pontos difíceis de manter o equilíbrio.
Sua cor é o azul índigo e entre as pedras está o Lápis Lazuli, relacionado a processos de clarividência, espiritualidade e iluminação. Quando em desarmonia desencadeia sensação de medo, tensão e pesadelos. Por isso é indicado para tratamento da depressão, purificando a mente e o espírito. Auxilia ainda em problemas no sistema respiratório, garganta e pulmões.
O CHAKRA LARÍNGEO está relacionado ao processo de expressão e de exteriorizar os sentimentos e pensamentos. Em desarmonia, apresenta problemas de comunicação, desde falta de discernimento ao falar demais, calar quando não deve e até a gagueira. Sua cor é o azul claro e entre suas pedras mais utilizadas está a Água Marinha, com seu poder de diminuir o medo do sobrenatural, iluminando a percepção da realidade, harmonizando os ambientes e acalmando os ânimos de quem está presente. Como está ligada a redução do stress, tem o poder de trazer a calma para os amantes. Atua no fortalecimento do fígado e dos rins.
O CHAKRA CARDÍACO é o centro das emoções, do amor e da sabedoria nas relações emocionais. É responsável pela estabilidade e confiança, além de trabalhar as manifestações reprimidas e as feridas emocionais. Quando em desequilíbrio gera depressão, instabilidade emocional, variação de humor e sensação de opressão ou peso no peito. Sua cor é verde e rosa, sendo comum utilizarmos a Esmeralda, capaz de trazer a sensação de abundância, equilíbrio físico, emocional e mental. Possui a capacidade de aumentar a sabedoria, ativar a memória e o subconsciente. Fortalece o sistema imunológico.
O CHAKRA PLEXO SOLAR tem como função principal o poder e a vontade. Merece bastante atenção pois é nele que está abrigado o “ego” de cada um, os humores e auto controle. Em excesso de energia, leva ao egoísmo, egocentrismo, fúria, ódio e dificuldade em assimilar/digerir. Já, quando está com baixa energia, o resultado é a apátia, falta de força de vontade e insatisfação constante. Sua cor é o amarelo e o Citrino é uma das pedras mais utilizadas por sua ligação com o sol. É a pedra do dinheiro, da criatividade e da consciência cósmica. Desenvolve segurança e afasta pensamentos negativos.
O CHAKRA SACRO representa a criatividade e a vitalidade, e tem como função a sexualidade. Seu equilíbrio está ligado a energia sexual e bem estar físico. Se alguma coisa não vai bem nesse campo, surgem as mágoas, sentimentos de culpa e medo (pecado), o que gera dificuldades sexuais, ausência de objetivos, confusão, ciúme, inveja ou desejo de possuir. Sua cor é laranja e sua pedra é a Granada. Ela purifica o sangue, traz coragem, rejuvenescimento e criatividade. Melhora a auto-estima, aumenta a paciência e a compaixão.
O CHAKRA BÁSICO é aquele que garante a sobrevivência da espécie, incluindo segurança e necessidades físicas básicas, como comer, beber e dormir. Se entra em desequilíbrio gera falta de vontade, atitudes violentar, ganância e até preocupação exagerada na própria existência. Sua cor é o vermelho e sua pedra a Hematita, importante nos processos de cura, pois alivia a dor e cura feridas. Auxilia na circulação do sangue e reumatismo. Melhora a auto-estima.
Alguns especialistas afirmam que a orientação do posicionamento do chakra e de suas cores são suficientes para se desfrutar dos benefícios dessa energia.
Para ajudar a relaxar, escolha um lugar tranquilo, uma música suave ao fundo e com iluminação difusa. Enquanto estiver deitado, procure manter seus pensamentos em coisas positivas. Fique atento a sua respiração, pausada e profundamente, por aproximadamente 15 minutos.
|Hora de renovar as energias|
Na virada do ano, renovar as energias em casa é essencial segundo o Feng Shui. Use luz, ar, água, e…
|Decolando com os Sonhos |
Os homens só envelhecem quando os lamentos substituem os sonhos! .Com certeza você já ouviu essta frase e poderíamos ficar…
