| Sorte com sabor de romã |

Sabe aquela frutinha rosada, cheia de bagos levemente avermelhados e até mística para muitos? Ela é uma excelente aliada no combate aos problemas de saúde.
Considerada a fruta da sorte e do amor, está associada a inúmeras simpatias para garantir prosperidade financeira e sentimental.
Mas é claro que seus benefícios vão além das superstições.

Sorte com sabor de romã

Os benefícios que a romã traz a saúde já são conhecidos desde a Antiguidade e novos estudos brasileiros revelaram que tanto a polpa como a semente são fontes de flavonoides.
Mas como em toda fruta é sempre bom observar a casca,  nesse caso, é ali que está a maior concentração dessas substâncias capaz de neutralizar a ação dos radicais livres, que causam envelhecimento celular precoce, flacidez da pele, celulite, perda da elasticidade e rugas.

Beber chá da casca de romã, segundo a sabedoria popular, garante benefícios a saúde bucal e garganta. O fundamento está no fato de que os taninos presentes ali possuem forte ação adstringente, o que diminui a secreção da mucosa. Já a polpa, conforme pesquisas, é excelente para tratamentos dentários, pois auxilia a inibir o crescimento bacteriano.

Outra função popular do tal chá é para sanar problemas digestivos relacionados a mal estar do estômago e diarreia. Isso porque seus compostos fenólicos têm propriedades anti-inflamatórias capazes de aderir à mucosa, protegendo-a e aliviando as dores.

E não para por aí.
Cheia de vitaminas do complexo B, A, C e ácido fólico,  essa frutinha ajuda a fortalecer o sistema imunológico o faz o corpo reagir a gripes, resfriados, viroses e outras doenças oportunistas.

Junte tudo isso a tradição do fim de ano que relaciona a fruta a prosperidade! Fica cada vez melhor!
Essa simbologia vem citada em textos e artigos desde a antiguidade.
Na Grécia antiga, era cultivada pela deusa Afrodite e oferenda aos deuses para garantir fertilidade. Em Roma foi símbolo da ordem e riqueza. Para os chineses ela representa longevidade e para os judeus, esperança no Ano Novo.

Só tem uma contra  indicação.
E fruta tem isso?!! Pois é, no caso da romã, como concentra componentes capazes de atrapalhar a absorção de nutrientes e até mesmo causar desconforto gástrico precisa ser consumida com moderação.

E se você pretende guardar na carteira as sementes de romã que consome durante a passagem do ano faz parte da sua tradição das festas, saiba que pesquisas demonstraram que essas mesmas sementes  são ricas em vitamina A,  eficientes nos tratamento de complicações oculares, como a conjuntivite.

Fica aqui uma dica de um delicioso suco para você preparar com essa saborosa fruta e garantir hidratação e muita saúde!

2015-12-13  - Sorte com sabor de roma cópia.png

Deixe sua opinião e comentário aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.