|Feijão Branco Cremoso|

Na semana passada conversamos sobre as maravilhas que o feijão branco pode fazer pela sua saúde. Então, que tal colocar em seu prato mais uma receita saborosa? 
O Sintonia Gourmet  encontrou dicas valiosas para fazer um feijão branco cremoso que você pode servir com arroz ou acompanhamento de vegetais grelhados.

feijão branco.pngobs: essa foto foi retirada da internet, não é a preparação final

O segredo para deixar o feijão branco macio e saboroso não é diferente dos outros tipos de leguminosas, mas, para quem não tem o hábito de cozinhar feijão, pode parecer um bicho de sete cabeças. Seguindo uma regrinha básica, é bem mais simples do que parece: deixe o feijão de molho!

Isso mesmo. Depois de verificar se não há nenhuma impureza no meio dos grãos, coloque- os em uma vasilha, lave bem, e cubra com água (mais ou menos quatro dedos acima). Deixe por 4 a 8 horas para depois descartar a água. Você vai perceber que o grão absorveu a água e isso vai facilitar a cocção. Eu gosto de deixar na geladeira durante a noite e não dispenso esse processo que além de economizar gás e tempo no cozimento, garante um caldo mais grosso e ajuda no processo de digestão.

A receita de hoje encontrei no site da Nestlé e fiz adaptações ao estilo melhor assim, para os vegetarianos. Ficou uma delícia!!!

Feijão branco cremoso

Ingredientes
300 g de feijão branco
1 colher (sopa) de azeite ou óleo
1 cebola ralada
1 dente de alho picado
1 xic. caldo de vegetais caseiro
1 col. (sp) de ghee
2 col. (sp) de farinha de mandioca
1 col. (sp) de flocos de amaranto
pimenta-do-reino a gosto
Sal rosa do Himalaya a gosto

Modo de Preparo

Aquecer em uma panela grande comum ou de pressão, o azeite ou óleo, dourar a cebola e o alho. Acrescentar o feijão escorrido e cobrir com água fervente. Cozinhar até que esteja macio (15 minutos em panela de pressão ou 45 minutos em panela comum). Juntar o caldo de vegetais, acertar o sal e deixar ferver por 5 minutos para tomar gosto. Separar o feijão do caldo e reserve-o mantendo-o aquecido.
Em uma panela à parte, aqueça o ghee, a doure a farinha de mandioca e os flocos de amaranto – junte aos poucos, mexendo sempre.  Adicione 3 xic. do caldo reservado até obter um creme.
Tempere com a pimenta-do-reino.  Sirva os grãos de feijão cobertos pelo creme.

Confira as dicas: Querendo uma consistência de purê, dispense o ghee e a farinha de mandioca com os flocos de amaranto e deixe o caldo apurar em fogo baixo, amassando os grãos com uma escumadeira.
Se você desejar congelar, lembre-se que ao embalar é preciso etiquetar para consumir em até 3 meses. Na hora de descongelar, deixe-o de véspera em geladeira.

tabela de medidas:
xíc. = xícara de chá (utensílio padrão 240ml)
c.C. = colher de chá (utensílio padrão   30 ml)
c.S. = colher de sopa (utensílio padrão 15ml)

Quantos segredinhos são necessários aprender para chegar a uma rotina alimentar saudável? Apenas foco e determinação!
Transformar sua preparação tradicional é simples quando a mente está disposta a seguir um novo estilo de vida. Se precisar de ajuda, conte comigo para programar sua mente para ser feliz!                                      assinatura
agende sua consulta online através do
contato@vivigibertoni.com

Você pode obter a apostila dos cursos Melhor Assim através do formulário abaixo.

Deixe sua opinião e comentário aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.