| Salada todo dia|

 

Verão é sinônimo de alimentação leve.
E uma excelente oportunidade para você criar aquele hábito que você já prometeu a si mesma e ainda não conseguiu realizar: inserir salada na sua rotina alimentar!
Além de uma opção inteligente, ela é prática nessa época do ano e ajuda você a consumir várias porções de legumes e verduras todos os dias!
E vamos combinar, nada melhor do que uma salada para auxiliar a eliminar alguns quilinhos, que não precisam fazer companhia na praia ou na piscina, não é mesmo?!!
2012-02-17-salada-todo-dia

As saladas cruas  são ricas em água e fibras, auxiliando na manutenção da saciedade e levando a um menor consumo de calorias ao longo do dia. Por isso fazem tanto sucesso quando o assunto é diminuir os ponteiros da balança.
Mas as folhas verdes também são excelentes para eliminar toxinas do organismo  e legumes crus como cenoura, beterraba, tomate e pepino auxiliam no controle de muitas doenças.

Por isso atenção, pois o cozimento pode alterar as propriedades nutricionais de algumas vitaminas, minerais e enzimas digestivas que são preservadas quando o alimento permanece cru (temperaturas acima de 50ºC podem desnaturar alguns nutrientes, fazendo com que percam parte de seus benefícios à saúde).

No processo de cozimento, as fibras são processadas e perdem grande parte de sua função de absorver água e ajudar a controlar o apetite, mas também não são completamente destruídas!

Outro benefício das verduras cruas, além de seu baixo valor calórico, é que necessitam de mais energia para serem digeridas. Dessa forma, elevam o gasto calórico do organismo, que precisa trabalhar mais para poder quebrar e absorver todos os nutrientes.

Procure por produtos orgânicos. Além de mais sabor, eles duram mais e garantem maior valor nutricional a sua alimentação.
E quando chegar das compras guarde imediatamente suas compras.
Nada de deixar suas sacolas no chão da cozinha!

Embora ainda se discuta sobre higienizar ou não as hortaliças antes de refrigerar, eu prefiro lavar as folhas (alface, rúcula, couve, espinafre…). Assim elas ficam fresquinhas por muito mais tempo e ganho tempo na hora de prepará-las.
Mas tem que fazer direitinho. (Se você tem dúvidas, confira esse post aqui: salada segura)

Depois, seque totalmente e só aí, pode guardar em recipientes forrados com papel toalha para ajudar a absorver a umidade e prolongar a vida das folhas. 
Já os legumes eu prefiro higienizar na hora que vou utilizar.
Mas guardo tudo em recipiente fechado e limpos para evitar que ressequem ou murchem e eliminar o risco de contaminação no contato com as embalagens originais.  
Você ainda pode acrescentar frutas e diversificar o sabor de suas saladas.

Aproveite o calor da estação para alimentar o hábito das saladas!
E  bom apetite.

Deixe sua opinião e comentário aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.