Antes que o bebê comece a caminhar, é preciso cuidar da ansiedade dos pais. Algumas crianças andam mais cedo do que outras, e o processo que ocorre por volta do primeiro ano de vida, precisa ser cercado de cuidados, atenção e carinho. Nada de pressa!
Deixe que ele descubra a melhor forma de fazer isso.
Esse importante momento deve ser motivo de comemoração e cuidados dos pais.
Cada criança tem seu próprio ritmo para controlar a cabeça, rolar, sentar, engatinhar até ficar de pé. A marcha ocorre de forma natural quando se sente segura. Criar o hábito da massagem, além de proporcional segurança e relaxamento, estimula a consciência corporal.
Os tombos são um teste de controle e equilíbrio. Por isso, não demonstre insegurança no momento da queda.
Aprenda dar a mão, mas também soltá-la.
Ajude a criança a se levantar e incentive novas tentativas.
Prepare a casa para que seu pequeno explorador. Assim, em segurança, seu bebê terá liberdade que precisa para se desenvolver.
Retire objetos pontiagudos e proteja as quinas das mesas e paredes.
Certifique-se que os tapetes estão fixos no chão e não deixe toalhas ou mantas que possam escorregar quando o bebê buscar apoio.
Andar descalço em diferentes texturas é uma deliciosa brincadeira.
Por isso, promova o contato com chão, areia, carpetes, grama e solos levemente inclinados. Se necessário o uso de calçados, procure aqueles flexíveis que não inibam o movimento.
E por fim, a dica de especialista é evitar andadores circulares – responsáveis por acidentes domésticos – que levam ao atraso do desenvolvimento.