Litha é o esplendor! Quando acontece o Solstício de Verão, os poderes do Sol e da Terra vibram fartura, sucesso, abundância e felicidade. Além disso, o Sabbat de Litha, em várias culturas, indica o momento em que Deus está forte e a Deusa, grávida, representam a fertilidade gerando vida, em todos os sentidos.
O início das estações é marcado por Solstícios e Equinócios, evidenciando a diferente incidência dos raios solares em razão do eixo de rotação e da posição do planeta em relação ao sol. Ambos ocorrem duas vezes por ano em cada hemisfério, alterando o período da noite e do dia.
São fenômenos astronômicos, mudanças de estações e verdadeiros marcadores do tempo. Desde os povos mais antigos, surgem como oportunidades para ritualizar, celebrar e semear intenções, já que percebia a passagem do tempo de forma intimamente relacionada às alterações da natureza.
Através da chamada Roda do Ano, uma estrutura não linear, relacionavam os trajetos da Terra, do Sol e da Lua às situações como nascimentos, crescimento, maturidade, envelhecimento, morte e renascimento, definindo períodos de plantio, cuidado com a terra e colheita. Entre a conhecida Bruxaria Natural e a Wicca, são determinados os períodos de Sabbats, entre eles Litha.
Marcando o solstício de verão, quando o Sol atinge seu auge ao norte ou ao sul, causando maior iluminação em um dos hemisférios, Litha ocorre em dois momentos: em 21 de junho no hemisfério norte e 21 de dezembro no hemisfério sul.
A palavra “Litha” deriva do termo anglo-saxão para “meio do verão” e reverencia a energia do Sol, símbolo de vitalidade, força e do aspecto masculino da divindade. A presença do fogo, aceso entre gravetos de abeto e carvalho, e o costume de pular fogueiras, intenciona afastar a negatividade durante a noite mais curta do ano, aquecendo rodas de oração, danças e gratidão. Diz a lenda que, criaturas mágicas passeiam pelos campos livremente, e tudo que é sonhado, desejado ou pedido, se concretiza.
A colheita de ervas medicinais, popular na Europa e Norte da África, está relacionada a crença de ali estar preservado o poder para a cura de doenças. Assim, o visco e o basílico, como outras ervas colhidas ritualisticamente neste dia, poderão servir em dias frios para encantamentos e banhos purificadores.
A Litha estão associadas girassóis, artemísia, lavanda, cravos, rosas, flores vermelhas e amarelas com 5 pétalas. Elementos como velas e amuletos de madeira, conchas e pedras. Salada, vegetais, frutas da época, bebidas doces, com mel e sucos. Entre as ervas, as mais alegres, como como alecrim, anis estrelado, sálvia, menta, alecrim, pinho, cebolinha, madressilva, camomila, hortelã, sálvia, tomilho e verbena e os aromas cítricos. Objetos e cores em tons amarelo, laranja, verde e azul vibrantes além de cristais como citrino, cornalina, topázio, jaspe vermelho, olho de tigre, quartzo branco, rubi e turmalina amarela.
Este é um bom dia para confeccionar amuletos com elementos da natureza, decorar a casa com flores, colocar frutas em um cesto sobre a mesa e deixar ramos de trigo espalhados nos vasos. Cante e dance, presentei pessoas queridas com bolos de frutas e agradeça as coisas que deseja para o próximo ciclo. Aproveite para passear ao ar livre, tomar banho de sol e pratique meditação. Eleve sua frequência!
Aproveite para elevar sua vibração para a abundância, agradecer a vida, ao calor das paixões e a intuição dos caminhos para prosperidade fornecidos pelo Sol. É o momento de pedir fartura, sucesso, vitalidade e abundância.
Acredita-se que as forças solares possuem o poder de transformar toda destruição em amor e verdade.
Festeje a oportunidade de #crescer e #prosperar de todas as formas. A Terra está vibrante!
|Os Sistemas da Memória|
Perceber claramente os aromas desperta a consciência, os instintos e as emoções, eleva a espiritualidade e afeta a qualidade de…
|Decolando com os Sonhos |
Os homens só envelhecem quando os lamentos substituem os sonhos! .Com certeza você já ouviu essta frase e poderíamos ficar…
