|Esportes ao SoL|

Durante a atividade física cerca de 75% da energia produzida se transforma em calor, aquecendo o organismo. O mecanismo para resfriar o corpo e impedir que ultrapasse a temperatura recomendada de 37 graus Celsius é o suor.

Só que, ao praticar exercícios sob o sol quente, você força o organismo a produzir cada vez mais suor. Com isso, como explicam os médicos, há uma diminuição no volume do plasma sanguíneo, comprometendo não apenas o mecanismo de perda de calor, como também o sistema cardiovascular e a própria capacidade de realizar exercícios. Além disso, o corpo perde mais água e aumenta a possibilidade de desidratação. Estes são alguns sinais que a temperatura está eleva, e aparecem mais rapidamente em quem está menos condicionado.

Neste momento, corre-se o risco de ter cãibra, fadiga, tontura e desmaio. Se atingir 39° C pode haver hipertermia.

Imagine agora o acúmulo de suor, por longo tempo, sobre a pele levemente coberta com areia, muitas vezes com resíduos de sujeira. Não é incomum surgir irritações, ressecamento, coceiras e vermelhidão. Já deu para perceber como é importante manter a higienização e proteção da pele, principalmente porque exercícios repetidos ocasionam fricção entre as coxas, virilha e braços. O resultado, além de queimaduras, são danos celulares que levam ao envelhecimento precoce.

Se você não está acostumado, evite patinar no calçadão, correr na areia ou fazer trekking em pleno meio-dia. Mesmo para quem está habituado, fique atento no verão. Com os cuidados adequados, os esportes na areia podem ser uma ótima opção para manter o corpo saudável e em forma.

Observe as roupas que está usando, garanta uma boa alimentação e cuide para ter uma hidratação constante, aumentando o volume e a intensidade do consumo de líquidos, principalmente água. Não esqueça do protetor solar!

Ao terminar, hidrate o corpo com um banho em água morna, para que a gordura da pele seja preservada evitando mais ressecamento e, use calçados quando em banheiros públicos ou compartilhados para evitar a propagação de fungos. Por fim, utilize creme hidratante, principalmente em locais onde a pele é mais seca, como nos cotovelos, pés, joelhos e mãos.

E por fim, nunca é demais lembrar que o melhor horário para se expor ao sol até para a prática de atividade física é quando a temperatura está mais agradável, como de manhã (antes das 10h), final de tarde (após as 17h) ou à noite.

#cuidados adequados garantem o sucesso para a prática de esportes na areia e o #equilíbrio do corpo e da mente.

Deixe sua opinião e comentário aqui!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.