| Construindo com Albumina|

Tão propagada nas academias como suplemento alimentar capaz de “produzir” músculos, a Albumina é uma proteína que circula em nosso corpo no plasma sanguíneo, produzida pelo fígado depois de metabolizar alimentos como carne, leite e ovos.
Com inúmeras funções, é rica em proteínas de alto valor biológico e ajuda não só na manutenção dos músculos, mas também no transporte de hormônios, no controle da pressão osmótica do sangue e do seu Ph. Mas é preciso muita atenção na qualidade do produto que você compra e na quantidade de seu consumo para evitar problemas de saúde!

Para quem tem o objetivo de melhorar a massa corporal, em algum momento, já ouviu sobre a necessidade do uso de suplementos para alcançar seu objetivo. Entre os mais conhecidos está a albumina!  

Quando ingerida por praticantes de musculação, ela repõe eventuais perdas musculares pelo esforço dos treinos, visando diminuir o catabolismo e ainda ajuda no ganho de massa muscular.

Encontrada em diversos alimentos, está popularmente associada ao ovo (seja ele de galinha ou outra ave), mais precisamente, como proteína da clara do ovo.
Hoje pode ser consumida como suplemento desidratado (em pó) e misturado a sucos e vitaminas além de receitas doces e salgadas.

Regulamentada pela ANVISA, a empresa que produz o suplemento deve obedecer a várias normas e o produto não deve apresentar odor muito forte ou pontos escuros no pó. Só assim você garante encontrar ali os aminoácidos essenciais como ácido fólico e riboflavina, além de quantidades significativas de ferro, magnésio e potássio.
E porque tudo isso é importante?

O ferro é conhecido por atuar na prevenção da anemia e o magnésio por sua capacidade de auxiliar no bom funcionamento dos neurotransmissores.
Para quem vai malhar é sempre bom lembrar que o potássio é um dos responsáveis pela contração muscular, pela manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico e ainda dá uma forcinha no bom funcionamento cardíaco. 

Há uma pesquisa realizada pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos que relaciona o consumo da albumina com a diminuição dos sintomas pós treino. Reunindo fisiculturistas, pesquisadores dividiram o grupo em dois e após uma semana de overtraining, o que consumiu o suplemento relatou ter menos sintomas após os exercícios.

Há estudos que relaciona níveis baixos de seroalbumina a diminuição da força muscular. Assim, a suplementação com albumina pode aumentar a capacidade e a funcionalidade dos músculos não apenas em atletas.

Mas, se por um lado a albumina oferece todos esses benefícios e ainda proporciona a sensação de saciedade, por outro, quando consumida em excesso, corre-se o risco da retenção hídrica graças à alta concentração de sódio presente em sua fórmula. Isso é fator de alerta para gestantes, lactantes, pessoas com problemas hepáticos ou no intestino.
Sem esquecer que alérgicos ao ovo nem podem pensar no consumo desse suplemento.

Profissionais alertam que ao ingerir a albumina é necessário aumentar o consumo de líquidos, principalmente água. Seu uso indiscriminado aumenta a produção de gases e pode afetar seriamente o fígado. E parecer inchado ou com aumento de peso não é o efeito esperado de quem procura o suplemento.

Então, só para lembrar mais uma vez, procure a orientação de um nutricionista ou nutrólogo e converse com seu médico antes de seguir a orientação de algum colega de academia.

Evite desculpas para seguir caminhos mais curtos pois seu corpo e sua saúde podem ser comprometidos! E se precisar de ajuda para se manter conectado ao s eu estilo de vida, entre em contato e vamos juntos programar sua mente  para alcançar seu objetivo.

Terapeuta Integral
terapeutavivigibertoni@vivigibertoni.com

Deixe sua opinião e comentário aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.