|Na companhia do Gengibre |

Quem ainda não aderiu ao gengibre em sua rotina alimentar não sabe o que está perdendo.
Seu sabor levemente picante, diminuindo a necessidade de sal, pode ser utilizado na culinária em preparos de pratos doces e salgados. Pode ser encontrado nas versões fresco, desidratado, em pós, em conservas, em cápsulas, cristalizado e óleo. 
Há indicações terapêuticas e sua essência passeia pela cosmética.
Tão versátil, merece atenção!

2017-06-16 - gengibre

Para quem pretende ficar longe dos analgésicos, o chá de gengibre fresco é a companhia ideal na hora de gripes, tosses e resfriados. Além de relaxante, hidrata o corpo e ajuda a eliminar as toxinas. Alivia náuseas e melhora a digestão, principalmente de carboidratos e proteínas, eliminando gases intestinais.

Aparece em sucos detox, pois possuem forte ação anti-inflamatória, favorecendo a eliminação de toxinas do organismo e garante disposição.
Compressas de gengibre são indicadas como auxiliar nos processos antiinflamatórioa de lesões musculares isoladas ou articulares e até doenças reumáticas.
Mastigar lascas ou chupar balas de gengibre ajuda a aliviar a rouquidão e irritações na garganta, mas não curam a doença!
E talvez o mais propagado benefício seja seu poderoso fator termogênico, que fez dele o querido do momento, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.

São tantas as indicações popularmente conhecidas que vale a pene conferir o que há de nutrientes dentro dessa estranha raiz.

Classificada como planta medicinal, é uma das mais antigas e populares do mundo.
Em sua composição estão compostos fenólicos, como gingerol, responsável por seu sabor picante e dotado de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos.
Essa raiz é composta por vitaminas como niacina, Vitamina A e B6, assim como sais minerais potássio, magnésio, cobre, ferro e cálcio. Ufa!
Pode-se dizer que sua propriedade terapêutica é resultado da união de substâncias medicinais encontradas no óleo essencial do gengibre, como cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

Mas atenção, seu consumo deve ser moderado para evitar dores de cabeça, insônia, problemas digestivo e tonturas.
É contra indicado para quem faz uso de medicamentos anticoagulantes, pois retarda a coagulação sanguínea Hipertensos, cardiopatas e mulheres grávidas não devem consumir sem orientação, e diabéticos necessitam de acompanhamento, pois há indícios de que o vegetal diminua os níveis de glicose no sangue, podendo ser necessário o reajuste das doses de insulina.
Procure um profissional da nutrição para acompanhar sua dieta e orientar em sua rotina alimentar.

E para finalizar essa conversa, fica a dica de um chá de gengibre  que garante uma forcinha extra a imunidade do corpo, aliviando os efeitos da gripe. Com gengibre, é claro!

Chá de gengibre, abacaxi, laranja e canela

Ingredientes:
5 colheres do rizoma macerado ou de 2 a 3 centímetros de gengibre fresco
casca de um pequeno abacaxi
1 laranja
1 col. (chá) de suco de laranja
1 pau de canela
açúcar mascavo ou mel a gosto
1 litro de água

Modo de preparo:

Preparar o gengibre cortando em lascas, pedaços ou macerando (quando macerado ele libera mais substâncias, porém sua resistência á água diminui)
Lavar bem a casca do abacaxi e cortar em pedaços. Fazer o mesmo com a laranja.
Colocar a água em uma panela e deixar levantar fervura (nunca deixe que ela atinja uma temperatura muito alta para não perder as propriedades do gengibre). Adicionar TODOS os ingredientes.
Reduzir para fogo baixo e tampar a panela.
Aguardar de 5 a 10 minutos (é neste momento que o mel ou açúcar mascavo devem ser adicionados se desejar).
Desligar o fogo. Adicionar o suco da laranja.
Esperar a temperatura baixar um pouco, coar e tomar.

Este chá também fica delicioso gelado!
Você pode guardá-lo na geladeira ou adicionar gelo à receita.

Publicidade

Deixe sua opinião e comentário aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.