| Sono de beleza não é mito!|

É o que garante um estudo sueco publicado na revista especializada British Medical Journal. Segundo pesquisadores do Instituto Karolinska, em Estocolmo, pessoas privadas de sono por longos períodos tornam-se menos atraentes. Tudo isso por que a aparência menos saudável de quem não dorme bem pode ser percebida como sinal de cansaço ou até humor irritado.

O bônus de uma boa noite de sono é comprovado em estudo! A falta de comprovação do conceito “sono de beleza” foi a motivação para esse estudo que, segundo os pesquisadores, tem no resultado um aliado na consultas médicas, permitindo que o médico detecte mais facilmente sinais de doença nos pacientes.

Realizado com 23 homens e mulheres, o estudo fotografou os voluntários após oito horas de sono e novamente após ficarem acordados por 31 horas. As imagens obedeceram a um padrão, estabelecendo até a distância da câmera, a falta de maquiagem e a mesma expressão facial. Em seguida, as fotografias foram avaliadas e as impressões dos observadores comprovaram definitivamente a importância do sono no aspecto beleza.
 
Se para a maioria da população dormir de 7 a 8 horas é importante, pois a qualidade e quantidade do sono interferem na saúde física e emocional, no nível de stress diário e nos reflexos cognitivos e orgânicos, inclusive no desempenho do sistema imunológico, para a beleza feminina é fundamental.
 
São as horas de sono responsáveis pelo equilíbrio na produção de serotonina (o conhecido hormônio responsável pela sensação de prazer que impede o acúmulo de cortisol, proporcionando mais humor e disposição) e aumento à sensibilidade à leptina (hormônio com a função de informar ao organismo a ausência da fome – fator fundamental para quem pensa em dieta!).
E apesar de não ser nenhuma novidade, pequenos cuidados podem ajudar nesse processo, garantindo que uma noite restauradora da beleza.
 
  • A cama deve ser cuidadosamente arrumada, e os travesseiros limpos e arejados. Afinal, o rosto está em contato com as fronhas durante muitas horas, e tecidos macios são os mais indicados.
    Outro ponto importante é a escuridão total! Aproveite para se certificar que os fluxos de luz não estão entrando pela janela usando persianas ou cortinas.  Apostar em uma máscara de olhos para bloquear a luz nunca é demais.
  • Um bom banho quente ou uma sauna antes de dormir ajuda a temperatura corporal ficar elevada, facilitando o sono. Dormir com meias confortáveis também é uma opção para quem percebe os pés frios, reduzindo a possibilidade de você levantar durante a madrugada.
  • Evite dormir com a barriga para baixo, pois nessa posição a pele se dobra, criando vincos e uma degradação do colágeno, que se traduz em linhas e rugas.
  • Mantenha o cabelo distante do rosto, pois segundo dermatologistas, os fios carregam oleosidade e impurezas. Aposte em um rabo de cavalo ou trança levemente preso, para não danificar.
  • Na hora de ir para cama, remova cuidadosamente a maquiagem, seja com cremes ou lencinhos demaquilantes. O uso de sabonete especial para o rosto auxilia na remoção das impurezas mais profundas e faz com que a pele absorva melhor qualquer produto aplicado depois da limpeza. Tônicos e hidratantes na cabeceira ao lado da cama ajudam a não se esquecer da tarefa!
Mas lembre-se, de nada adianta todos esses cuidados se não descansar direito.

Deixe sua opinião e comentário aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.