O nome pode parecer estranho aos ouvidos mas com certeza você já leu e se interessou pela função dos oligoelementos! São eles super poderosos micronutrientes essenciais para o desempenho de funções vitais em nosso organismo!
Como diz o nome, oligo = pouco, pequenas quantidades de ferro, zinco, cobre e selênio já fazem diferença. Eles estão entre os catalizadores que aceleram as funções enzimáticas.
Para ficar mais fácil de entender, são eles unem as reações fisiológicas do organismo (equilíbrio, crescimento, trocas intracelulares, etc) com os macronutrientes fundamentais que conhecemos e consumimos em quantidades superiores – os nossos amigos carboidratos, proteínas e gorduras.
Também obtidos através da alimentação, garantem o bom funcionamento físico, mental e emocional!
Mas, nutricionistas alertam que não é apenas a dieta balanceada que resolve o problema. Muitas vezes, a falta de alguns micronutrientes está relacionada a fatores como estresse, poluição e consumo de álcool e tabaco.
Isso mesmo! A qualidade de vida interfere diretamente nesse processo de eliminação de toxinas do corpo!
Nesses casos, é necessária a complementação através de suplementos alimentares, medicamentos que repõem as reservas e que só devem ser ministrados sob prescrição médica.
Um sintoma de que algo não vai bem é a obesidade.
Ela é uma das formas de identificar esse processo, no caso a possível carência de manganês, que desempenha importante papel na síntese de hemoglobina e no ciclo de Krebs, responsável pela quebra de gordura. Todo esse processo possibilita o desmembramento da gordura boa da ruim e auxilia o corpo a eliminar o que não deve ficar acumulado.
Outros sintomas ficam bem definidos entre os esportistas ou quem pratica atividade física em excesso. Como o suor promove uma grande perda de líquido, é bom ficar atento à queda de cabelo, cãibras, aftas e quadros de depressão. Isso porque a perda dos sais minerais pelo suor prejudica a constituição estrutural dos tecidos, podem desregular ou descontrolar impulsos nervosos e comprometer o funcionamento de diversas enzimas. Sua reposição é fundamental!
Por isso, não dispense uma boa conversa com seu médico e procure um nutricionista para acompanhar sua rotina alimentar!
É como eu sempre digo por aqui, essas informações são importantes, mas servem para você conversar com seu médico pois o seu organismo reagem de maneira diferente de outro. Por aqui, eu vou procurando todas as novidades e trago para você que deseja uma rotina mais saudável para sua vida.
E se precisar de uma ajudinha para manter-se no foco, já sabe . Entre em contato online e vamos juntos programar sua mente para chegar ao seu objetivo!
