| Em foco os oligoelementos|

O nome pode parecer estranho aos ouvidos mas com certeza você já leu e se interessou pela função dos oligoelementos! São eles super poderosos micronutrientes essenciais para o desempenho de funções vitais em nosso organismo!
Como diz o nome, oligo = pouco, pequenas quantidades de ferro, zinco, cobre e selênio já fazem diferença. Eles estão entre os catalizadores que aceleram as funções enzimáticas.

2016-04-14-oligoelementos

Para ficar mais fácil de entender, são eles unem as reações fisiológicas do organismo (equilíbrio, crescimento, trocas intracelulares, etc) com os macronutrientes fundamentais que conhecemos e consumimos em quantidades superiores – os nossos amigos carboidratos, proteínas e gorduras.
Também obtidos através da alimentação, garantem o bom funcionamento físico, mental e emocional!

Mas, nutricionistas alertam que não é apenas a dieta balanceada que resolve o problema. Muitas vezes, a falta de alguns micronutrientes está relacionada a fatores como estresse, poluição e consumo de álcool e tabaco.
Isso mesmo! A qualidade de vida interfere diretamente nesse processo de eliminação de toxinas do corpo!

Nesses casos, é necessária a complementação através de suplementos alimentares, medicamentos que repõem as reservas e que só devem ser ministrados sob prescrição médica.

Um sintoma de que algo não vai bem é a obesidade.
Ela é uma das formas de identificar esse processo, no caso a possível carência de manganês, que desempenha importante papel na síntese de hemoglobina e no ciclo de Krebs, responsável pela quebra de gordura. Todo esse processo possibilita o desmembramento  da gordura boa da ruim e auxilia o corpo a eliminar o que não deve ficar acumulado.

Outros sintomas ficam bem definidos entre os esportistas ou quem pratica atividade física em excesso. Como o suor promove uma grande perda de líquido, é bom ficar atento à queda de cabelo, cãibras, aftas e quadros de depressão. Isso porque a perda dos sais minerais pelo suor prejudica a constituição estrutural dos tecidos, podem desregular ou descontrolar impulsos nervosos e comprometer o funcionamento de diversas enzimas. Sua reposição é fundamental!

Por isso, não dispense uma boa conversa com seu médico e procure um nutricionista para acompanhar sua rotina alimentar!

É como eu sempre digo por aqui, essas informações são importantes, mas servem para você conversar com seu médico pois o seu organismo reagem de maneira diferente de outro. Por aqui, eu vou procurando todas as novidades e trago para você que deseja uma rotina mais saudável para sua vida. 

E se precisar de uma ajudinha para manter-se no foco, já sabe  . Entre em contato online e vamos juntos programar sua mente para chegar ao seu objetivo!

assinatura
contato@vivigibertonicom

 

 

 

 

Deixe sua opinião e comentário aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.