Quantas vezes você já se sentiu paralisado quando precisa cumprir um prazo, tomar uma decisão importante ou mesmo, escolher algo pessoal e inovador? Infelizmente ouço muitas pessoas que atendo passando por isso. Mas, quando a insegurança ou ansiedade paralisam as ações, a respiração e a meditação podem ser ferramentas eficazes para superar esses obstáculos.
É claro que o medo tem suas funções positivas. Ele nos alerta do perigo, desperta os instintos de sobrevivência e traz uma reflexão a frente de impulsos perigosos. Mas não pode limitar suas escolhas nem estar confortável em sua rotina. Sem que você perceba, aquele medo infantil de dormir com a luz acesa se transformou em uma prisão, impedindo você de desfrutar a vida em ambientes noturnos. Controlar o corpo físico, o psicológico e emocional é fundamental para que .o medo se afaste.
Respirar de forma consciente, atento as características do ar que circula pelo organismo, traz sua atenção para o momento presente, o coração desacelera e preocupações e fantasias se acalmam.
Não há segredos. Respire profundamente inalando o ar até preencher a barriga e o tórax e depois, expirar lentamente. Você controla controlar seu ritmo, respeitando seu tempo e aproveitando o prazer de ter autocontrole e serenidade. A respiração é libertadora!
Meditar é outra ferramenta bastante eficaz. Quando você inicia o processo de silêncio em busca da conexão interior, a mente se acalma e o corpo relaxa. Esse estado de tranquilidade plena causado pelo “esvaziamento da mente” traz como benefício a concentração e clareza mental. Sem ruídos internos, fica mais fácil ouvir a própria intuição e seguir em frente.
Com a prática, os acontecimentos externos não atingem o seu emocional como antes e situações desagradáveis naturalmente reduzem a ocorrência.
|Respiração e Ansiedade|
Respirar ritmicamente ajuda você a manter o equilíbrio do corpo e da mente.
| Os Caminhos do Meditar|
Meditar é uma prática que aumenta o poder da concentração no presente, com exercícios simples utilizando mantras ou movimentos e…
