| Arnold Sports Festival South América 2022 |

O Arnold Conference 2022 é um evento cientifico que ocorreu simultaneamente à 8º edição do Arnold Sports Festival South América (ASFSA), na Expo Center Norte, em São Paulo, durante os dias 29 de abril a 1º de maio, reunindo mais de 5mil congressistas desde o pré-congresso, no espaço Novotel (no dia 28). Criado em 1989, chegou ao Brasil em 2013 como ponto de encontro para o setor da prática e valorização do esporte, oferecendo atualização profissional, divulgação de lançamentos e ampliando oportunidades e negócios.

Entre os esportistas de diversas modalidades e visitantes interessados foram abordados, em quase todas as palestras, temas como controle da ansiedade, depressão e sono, além de reunir novidades e produtos de suplementação, alimentação saudável, artigos esportivos, moda fitness e equipamentos.

Durante sua palestra, a nutricionista Vanderleia Marchiori trouxe estratégias para saúde da mulher, nos vários ciclos da vida, hipertrofia e controle da sarcopenia, conhecida pela perda de massa muscular e controle do cortisol com a withania somnifera, comumente conhecida como ashwagandha.

Já fisioterapeuta e nutricionista, Angélica Fiut em sua palestra “Fitoterapia na síndrome pós-COVID” destacou benefícios no uso de fitoterápicos na melhora do controle emocional e precursores do 5HTP – aquele conhecido hormônio precursor da serotonina, também considerado o hormônio da alegria e bem-estar, lembra?! Entre eles Melissa officinalis, Passiflora alata, óleos essenciais como a Lavanda spp, entre outras opções.

Angélica Fiut

Outra profissional que também valorizou o uso dos fitoterápicos, agora para o uso em diferentes desordens estéticas com opções simples e acessíveis – como o uso da cúrcuma, chá verde e canela, entre outros alimentos disponíveis na culinária brasileira – foi a nutricionista Luiza Wolpe, em uma interessante explanação sobre “Fitoterapia e ervas para a fotoproteção”.

Murilo Pereira

Para falar sobre microbiota intestinal, o professor e nutricionista Murilo Pereira trouxe o tema “A partir da saúde do intestino podemos cuidar da depressão”, enquanto a nutricionista, Karina Al Assal, palestrava sobre o “Eixo intestino e cérebro, estratégias na prática”, oferecendo opções para modular o estresse, em seus vários níveis.

Para não esquecer os aspectos genéticos e epigenéticos ligados aos receptores do estresse, a nutricionista Rita de Castro abordou o controle das funções dos neurônios, nos aspectos emocionais.

Impossível não mencionar massa muscular, hipertrofia e sua base na alimentação saudável, tema apresentado pela nutricionista Daniela Seixas, com ênfase no pré, intra e pós treino com destaque para alimentos e nutrientes que garantem energia e performance, comumente encontrados em desbalanços nos exames laboratoriais dos pacientes, como as vitaminas C, E, D e B12, bem como minerais zinco, ferro.

Pedro Perim

Vale ressaltar as explicações do nutricionista Pedro Perim em sua palestra sobre o uso da creatina para toda família, em várias situações e idades, além das que conhecemos, nos protocolos de ganho de força e hipertrofia.
E por fim, a brilhante palestra “Nootrópicos e adaptógenos: estratégias para otimização da mente” do cirurgião plástico Dr. Rodrigo Duprat.

Rodrigo Duprat

“Suplementos além da Nutrição” foi tema do nutricionista Rodolfo Peres, ressaltando os principais suplementos importantes na prática clínica para otimizar resultados e ganho de massa muscular. A palestra “Fatores endógenos que estimulam força e hipertrofia”, apresentada pelo nutricionista Valden Capistrano complementou o assunto.

Outro grande nome da medicina do esporte a palestrar foi o chefe do Departamento Médico do Flamengo e UFC no Brasil, o Dr. Marcio Tannure, apresentando estratégias para os exercícios que utilizam as vias energéticas aeróbia e anaeróbica. O evento também contou com a ilustre presença do fisioculturista, cirurgião e médico, Dr Paulo Muzzy, que salientou sobre questões importantes do cotidiano que podem atrapalhar seus resultados de performance e ganho de massa como o cigarro, má alimentação e hábitos de saúde.

Diante de tantas informações, entendemos que é preciso considerar os desafios que a quarentena deixou. O aumento dos trabalhos em home office, questões sociais que elevaram o nível de estresse e ajustes às novas necessidades são apenas alguns pontos onde a união da nutrição e atividade física, orientadas por profissionais habilitados, torna-se fundamental para conseguir e retornar a tão sonhada harmonia corporal.

Mas lembrem-se que a orientação de um profissional capacitado vai além de estabelecer estratégias nutricionais ou prescrever suplementação coerente. Ele é um parceiro que também organizar sua rotina alimentar de forma prática, para otimizar resultados.

Se você ainda não tem um nutricionista, pense nessa possibilidade, que pode trazer economia de tempo e dinheiro, direcionando você ao que precisa, alcançando mais rápido ao seu objetivo.

Deixe sua opinião e comentário aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.