| Arnold Sports Festival South América 2022 |

O Arnold Conference 2022 é um evento cientifico que ocorreu simultaneamente à 8º edição do Arnold Sports Festival South América (ASFSA), na Expo Center Norte, em São Paulo, durante os dias 29 de abril a 1º de maio, reunindo mais de 5mil congressistas desde o pré-congresso, no espaço Novotel (no dia 28). Criado em 1989, chegou ao Brasil em 2013 como ponto de encontro para o setor da prática e valorização do esporte, oferecendo atualização profissional, divulgação de lançamentos e ampliando oportunidades e negócios.

Entre os esportistas de diversas modalidades e visitantes interessados foram abordados, em quase todas as palestras, temas como controle da ansiedade, depressão e sono, além de reunir novidades e produtos de suplementação, alimentação saudável, artigos esportivos, moda fitness e equipamentos.

Durante sua palestra, a nutricionista Vanderleia Marchiori trouxe estratégias para saúde da mulher, nos vários ciclos da vida, hipertrofia e controle da sarcopenia, conhecida pela perda de massa muscular e controle do cortisol com a withania somnifera, comumente conhecida como ashwagandha.

Já fisioterapeuta e nutricionista, Angélica Fiut em sua palestra “Fitoterapia na síndrome pós-COVID” destacou benefícios no uso de fitoterápicos na melhora do controle emocional e precursores do 5HTP – aquele conhecido hormônio precursor da serotonina, também considerado o hormônio da alegria e bem-estar, lembra?! Entre eles Melissa officinalis, Passiflora alata, óleos essenciais como a Lavanda spp, entre outras opções.

Angélica Fiut

Outra profissional que também valorizou o uso dos fitoterápicos, agora para o uso em diferentes desordens estéticas com opções simples e acessíveis – como o uso da cúrcuma, chá verde e canela, entre outros alimentos disponíveis na culinária brasileira – foi a nutricionista Luiza Wolpe, em uma interessante explanação sobre “Fitoterapia e ervas para a fotoproteção”.

Murilo Pereira

Para falar sobre microbiota intestinal, o professor e nutricionista Murilo Pereira trouxe o tema “A partir da saúde do intestino podemos cuidar da depressão”, enquanto a nutricionista, Karina Al Assal, palestrava sobre o “Eixo intestino e cérebro, estratégias na prática”, oferecendo opções para modular o estresse, em seus vários níveis.

Para não esquecer os aspectos genéticos e epigenéticos ligados aos receptores do estresse, a nutricionista Rita de Castro abordou o controle das funções dos neurônios, nos aspectos emocionais.

Impossível não mencionar massa muscular, hipertrofia e sua base na alimentação saudável, tema apresentado pela nutricionista Daniela Seixas, com ênfase no pré, intra e pós treino com destaque para alimentos e nutrientes que garantem energia e performance, comumente encontrados em desbalanços nos exames laboratoriais dos pacientes, como as vitaminas C, E, D e B12, bem como minerais zinco, ferro.

“Suplementos além da Nutrição” foi tema do nutricionista Rodolfo Peres, ressaltando os principais suplementos importantes na prática clínica para otimizar resultados e ganho de massa muscular. A palestra “Fatores endógenos que estimulam força e hipertrofia”, apresentada pelo nutricionista Valden Capistrano complementou o assunto.

Outro grande nome da medicina do esporte a palestrar foi o chefe do Departamento Médico do Flamengo e UFC no Brasil, o Dr. Marcio Tannure, apresentando estratégias para os exercícios que utilizam as vias energéticas aeróbia e anaeróbica. O evento também contou com a ilustre presença do fisioculturista, cirurgião e médico, Dr Paulo Muzzy, que salientou sobre questões importantes do cotidiano que podem atrapalhar seus resultados de performance e ganho de massa como o cigarro, má alimentação e hábitos de saúde.

Vale ressaltar as explicações do nutricionista Pedro Perim em sua palestra sobre o uso da creatina para toda família, em várias situações e idades, além das que conhecemos, nos protocolos de ganho de força e hipertrofia.
E por fim, a brilhante palestra “Nootrópicos e adaptógenos: estratégias para otimização da mente” do cirurgião plástico Dr. Rodrigo Duprat.

Pedro Perin
Rodrigo Drupat

Diante de tantas informações, entendemos que é preciso considerar os desafios que a quarentena deixou. O aumento dos trabalhos em home office, questões sociais que elevaram o nível de estresse e ajustes às novas necessidades são apenas alguns pontos onde a união da nutrição e atividade física, orientadas por profissionais habilitados, torna-se fundamental para conseguir e retornar a tão sonhada harmonia corporal.

Mas lembrem-se que a orientação de um profissional capacitado vai além de estabelecer estratégias nutricionais ou prescrever suplementação coerente. Ele é um parceiro que também organizar sua rotina alimentar de forma prática, para otimizar resultados.

Se você ainda não tem um nutricionista, pense nessa possibilidade, que pode trazer economia de tempo e dinheiro, direcionando você ao que precisa, alcançando mais rápido ao seu objetivo.

Deixe sua opinião e comentário aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.