Durante a prática de atividade física é preciso atenção redobrada nessa época do ano. Se a temperatura corporal subir demais pode haver encrenca: cãibra, fraqueza, tontura e desmaio. Mas calma, fazendo a coisa certa, nada disso acontece. Por isso mesmo é que fomos buscar algumas informações para auxiliar você!
Todo mundo sabe que o sol é um excelente amigo, mas também pode causar alguns inconvenientes. Exatamente sobre eles é nossa conversa agora.
Durante a temporada mais quente do ano é fundamental prestar atenção na sua relação com o astro rei muito além do protetor solar.
Para começar é bom entender que durante o exercício físico cerca de 75% da energia produzida com nossos movimentos se transforma em calor aquecendo nosso corpo. Como a temperatura do nosso corpo não deve subir acima de 37 graus Celsius, desenvolvemos um mecanismo para poder resfriar a pele e impedir que a temperatura chegue às alturas: o suor.
Quando estamos suando, nosso corpo está lutando para manter sua temperatura ideal.
Ao praticar exercícios no clima forçamos o organismo a produzir cada vez mais suor. E médicos explicam que isso diminui o volume do plasma sanguíneo, comprometendo não apenas o mecanismo de perda de calor, mas também o sistema cardiovascular e a própria capacidade de realizar exercícios. Aí você corre o risco de ter cãibra, fadiga, tontura e desmaio … sinais de que a temperatura do corpo está passando do ponto.
Ignorar esses sintomas é bastante arriscado.
Quando a temperatura do corpo ultrapassa os 39° C ele pode sofrer hipertermia e parar de funcionar. Os médicos avisam que quanto menos condicionada a pessoa estiver, mais rápido os sintomas aparecerão. Além disso, nesse processo nosso corpo perde mais água e aumenta a possibilidade de desidratação.
Por isso, se você não está acostumado a malhar, não invente de patinar no calçadão, correr na areia ou fazer trekking em pleno meio-dia sem antes se preparar.
E, mesmo que seja fã antigo de exercícios, maneire no verão. Fique atento as roupas que está usando, garanta uma boa alimentação e cuide para ter uma hidratação constante.
E por fim, nunca é demais lembrar que o melhor horário para se expor ao sol até para a prática de atividade física é quando a temperatura está mais agradável, como de manhã (antes das 10h), final de tarde (após as 17h) ou à noite.