| Quando a sorte vira sucesso |

Não faz muito tempo, o sucesso de uma pessoa era avaliado pelo raciocínio lógico e por habilidades matemáticas e espaciais. O conhecido QI (quociente intelectual). Mas o psicólogo Daniel Goleman, autor do livro “Inteligência Emocional” trouxe uma nova discussão sobre a questão.

05 - inteligencia emocional

Segundo ele, a inteligência emocional (QE) pode ser o fator responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. Isso acontece por que a situação de trabalho também envolve relacionamentos entre as pessoas. Desta forma pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão, gentileza, têm mais chances de obter o sucesso.

A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades como motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações. Além disso, ajuda a liberar seus melhores talentos, e conseguir seus objetivos.
Todo mundo sabe o quanto é difícil encarar mudanças no trabalho. Lidar com más escolhas ou decepções pode definir o sucesso ou o fracasso na vida profissional e lidar com essas oscilações depende apenas da capacidade que cada um tem para lidar com adversidades. Alguns vão superar a adversidade e continuar sua trajetória profissional e pessoal, outros, com maior dificuldade de superação, não.
Mas afinal, o que é essa inteligência emocional, qual a sua importância na vida profissional e como desenvolvê-la de forma satisfatória?
Estas e outras questões formaram o bate papo com a psicologa Elaine Rodrigues Carvalho, que você pode conferir agora.

Um comentário

Deixe sua opinião e comentário aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.